CORISCO – O DESTEMIDO ALAGOANO

Por: José Mendes Pereira

No dia 25 de maio, deste, completou 71 anos que o famoso cangaceiro Corisco foi assassinado pelas armas do tenente Zé Rufino, o maior caçador de cangaceiros de todos os tempos. O assassinato aconteceu em Brotas de Macaúbas, no Estado da Bahia. No momento, sua companheira Dadá foi atingida com um tiro na perna, sendo obrigada a fazer uma cirurgia, e não sendo aproveitada, foi amputada. Foi presa, mas posteriormente foi liberada para novamente participar da sociedade livre.

Corisco

Cristino Gomes da Silva Cleto era seu nome verdadeiro. Nascido no dia 10 de agosto de 1907, em Matinha de Água Branca, no  Estado de Alagoas. Era filho do sofrido casal Manoel Anacleto e Firmina Maria (segundo comprovação no atestado de óbito do acervo Ivanildo Alves da Silveira).

No ano de 1924,  foi convocado pelo Exército Brasileiro para cumprir o serviço militar, mas talvez não satisfeito com as exigências das forças armadas, desistiu   em seguida.

No ano de 1926, Corisco resolveu participar da pior vida do mundo,  incorporou-se à “Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia”,  do famoso Virgulino Ferreira da Silva, vulgarmente chamado “Lampião”.
Corisco foi um dos cangaceiros mais admirados pelas mulheres,  pela sua beleza, dono de um belo físico  e cabelos longos. Entre os comparsas ele era admirado  pela sua  força física.  No cangaço fora alcunhado por Corisco, pela sua ligeireza, Diabo Loiro, Alemão…

Assim que Lampião levou Maria de Déia, a futura Maria Bonita para o cangaço, com a liberação do chefe, Corisco raptou uma moça de 13 anos, descendente dos índios Pancarerés, a Sérgia Ribeiro da Silva, conhecida por Dadá. Como a companheira não sabia  ler e escrever, Corisco a ensinou, e também os manejos de  armas de fogo.

Em relação às vestes dos cangaceiros, Dadá foi a maior  estilista do bando; costurava e enfeitava as vestes de todos os cangaceiros. Corisco foi o seu companheiro até o dia de sua morte.

Mesmo vivendo de correrias dentro das caatingas, o casal teve sete filhos, mas apenas três deles sobreviveram, e um deles é o Sílvio Bulhões, muito conhecido por todos os escritores e pesquisadores do cangaço.

Corisco e Dadá

Como em toda sociedade sempre há desavenças por uma razão qualquer, infelizmente Lampião e Corisco  se desentenderam, causando a separação do bando, e com isso Corisco foi obrigado a formar o seu próprio grupo de cangaceiros, mas continuou conservando a amizade com o chefe Lampião.

Na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angicos, no Estado de Sergipe, a polícia alagoana desbaratou o bando de cangaceiros;  matou e degolou onze asseclas, que infelizmente não conseguiram furar o cerco, e entre eles morreram: o rei  Lampião e a sua rainha Maria Bonita.

O fim de Lampião

O cangaceiro Corisco não se encontrava no acampamento no momento do massacre, e ao tomar conhecimento, vingou-se ao seu modo.

Cinco dias depois do combate na Grota de Angicos, Corisco  matou o  coiteiro Domingos Ventura, e mais cinco pessoas de sua família, incentivado por Joca Bernardo, dizendo que o coiteiro Domingos Ventura era o responsável pela denúncia de Lampião.

Em seguida, separou  as cabeças dos corpos, e mandou-as para o Tenente João Bezerra da Silva. E comelas foi o recado: “-Faça uma fritada. Se o problema é cabeça, aí vai em quantidade”.

Como havia sido mortos os pais dos cangaceiros, isto é, seus protetores,  com uns trinta dias depois do massacre de Angico, a maioria dos facínoras já havia se rendido. Na ativa apenas permaneciam os grupos de Moreno e Corisco.

Corisco foi morto e enterrado em Jeremoabo, no Estado da Bahia, e com ele foi sepultada a “Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia.”

Esta postagem é do nosso grande amigo José Mendes, da cidade e Mossoró, Rio Grande do Norte, responsável pelo ótimo blog http://blogdomendesemendes.blogspot.com/ nosso parceiro. Amigo Mendes, o espaço está sempre a disposição meu amigo.

About these ads

18 comentários sobre “CORISCO – O DESTEMIDO ALAGOANO

  1. Valeu Rostand Medeiros! Ótima postagem.

    Agradeço bastante. Fico a sua disposição, caso queira publicar algo neste blog. Eu acredito que ele retornará logo.

    Neto Silva, que reside em Natal, do blog “CANGAÇO NORDESTINO”, o qual sempre eu estava me contactando com ele, já tem feito postagens suas, e quando você tiver um tempinho, dê uma passadinha no blog citado.

    Também tem feito postagens do Doutor Ivanildo Alves da Silveira.
    Mas não mais conseguir falar com ele, nem através do blog e nem por e-mail.

    Felicidade!

    José Mendes Pereira

    Seu endereço: afnneto.blogspot.com

      • Olá
        Estou bastante feliz com esse blog.estou tendo oportunidade de estudar um pouco a historia de Lampeão e o cangaço.minha avó, sempre me contava como Lampeão entrou na cidade que me criei em Queimadas no dia 22 de dezembro de 1929.A mesma estava com 18 anos.Tenho pesquisado bastante sobre Lampeão e seu bando.vocês estão de parabens.
        abraço

    • Ola meu é Tiago Souza estou com um projeto de viver Curisco como eu faço para entrar em contato com a família Corisco e Dadá ? Quero contribuir para o resgate da cultura nordestina aguardo suas informações .se eles podem autorizar ou não …

  2. Para preservar a verdade dos fatos históricos, Corisco foi sepultado na cidade de Miguel Calmon-Ba. Seus restos mortais, foram retirados no ano de 1972 por Dadá e sepultados definitivamente no cemitério da quinta dos Lázaros em Salvador-Ba.

  3. “Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia” é um insulto. Lampião, Corisco e todos os demais personagens do cangaço que voce chamou de “facínoras” merecem respeito.

    • Helo Mendes,
      Primeiramente seja bem vindo ao nosso espaço.
      Em segundo lugar, creio que você não percebeu, apesar de uma indicação no final, mas o texto não é meu, mas do amigo José Mendes, de quem respeito à opinião, assim como a sua.
      Atenciosamente.
      Rostand Medeiros

      • olá,porque só falam sobre ás maldades dos cangaceiros e nunca falam dos horrores que as volantes(macacos) faziam.como por exemplo não dá chance de defesa ao rei do cangaço(Lampião)ou de agiram para chegar até ele.isso não se fala né verdade.eu admiro muito os cangaceiros e gostaria de saber se ainda existe algum vivo.morei bem perto do cangaceiro candeeiro e não sabia,vim saber depois que comecei a me interessar pelo cangaço.ele morava em Buíque-PE.e eu morei no Povoado Carneiro bem próximo de Buíque.é uma pena só agora eu ter descoberto isso.

  4. muito legal a historia dois cangaceiro era homens de horrar e respeito coisa que hoje em dia ta dificil

  5. Naquele tempo de ditadura militar, Existia a maioria de corruptos , e asassinos , Existia as maiorias de Homens e Mulheres, era contra as politicas destes malfeitores, homens e mulheres, de coragens, era poucos, e esses poucos era justamente Lampião e Curisco, e seus Bandos,Nunca foi bandidos e sim Homens de raça que chama JUSTICEIROS, Politicos daquele tempo, sim era BANDIDOS, QUE MATAVAM E ESCONDIA OS CORPOS ATÉ HOJE NÃO ENCONTRADOS…

  6. lapiao e curisco sua estoria irar ficar para sempre na memoria deste certo sofrido e a dubado com o suor de todos certnejo

  7. lampiao e curisco sua hirtoria irar ficar sempre na memoria deste certao sofrido adubado com suor de todos cetanejo

  8. oi sou um nordestino . minha religiao e espirita sou medio de encorporacao na linha de boiadeiro encorporo curisco tenho aprendido muito sobre os nordestinos , nao tinha nem um tipo de conhecimento sobre o cangaco ,sou de 1981 ….

  9. oi gostaria muito de ter algum tipo de contato com os filho dele se ainda forem vivo … obrigado

  10. SOU NETA DE DADÁ E CORISCO SOU FILHA DE MARIA CELESTE FILHA DE DADÁ E CORISCO.
    GOSTEI DO COMENTARIO FEITO DE CORISCO TOU ESCREVENDO UM LIVRO SOBRE ELES MEU NOME É INDAIÁ

  11. Lampião podia ate ser injustiçado,,mas fez maldades com inocentes também..como foi o caso da familia Salina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s